GTranslate




Carregando...
Livro: Os tempos são Chegados! Já não vedes os sinais?

Final os Tempos

Livro: Os tempos são Chegados! Já não vedes os sinais?

Autor: Raimundo Silvestre Pinto dos Santos

Venda: Livraria Fonte de Luz

Manaus Plaza Shopping - Subsolo

(92) 3236-7926

(92) 9188-3267 (Karen)

Mais detalhes...

Projeto Jovem Aprendiz

Projeto Jovem Aprendiz

O Projeto Jovem Aprendiz desenvolvido pelas Obras Sociais Sementeira de Luz foi criado em dezembro de 2007 e é inteiramente baseado na Lei 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto 5.598/2005.

Saiba mais...

Escola Espírita Prof. Ney Lobo

Escola Prof. Ney Lobo

Mantida pela Obra Social Sementeira de Luz, a Escola atende um total de 110 crianças, distribuídas em 6 turmas no Ensino Fundamental, do Jardim I ao 4o. ano.
Mais informações pelo telefone (92)3581-0511.

Saiba mais...

1
2
3


Projetos - Obras Sociais Eurípedes Barsanulfo


Complexo Assistencial e Educacional Eurípedes Barsanulfo - CAEEB

Eurípedes
CAEEB

O CAEEB é uma obra concebida para levar um pouco de conforto, carinho e esperança, junto com a luz do Cristo, aos nossos irmãos chamados – Adultos de Rua.

Combinando ações, no campo assistencial e educacional, ela vai permitir a expansão quantitativa e qualitativa de um trabalho que as OBRAS SOCIAIS EURÍPEDES BARSANULFO já vêm realizando entre às famílias carentes de Manaus, há mais de dez anos.   

Esse complexo assistencial será erguido em terreno de 8.693,20 m2 localizado no Loteamento Parque das Garças, nas proximidades do Núcleo XV da Cidade Nova, cedido às Obras Sociais do Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, pela Câmara Municipal de Manaus, através da Lei Promulgada nº48, de 09/10/2000.

Quando completo, o CAEEB abrangerá um conjunto de prédios que abrigará os  seguintes grupos de atividades:

  • Lar Assistencial Casa do Caminho;
  • Centro Educacional Chico Xavier;
  • Núcleo Profissionalizante Thomáz Novellino;
  • Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo.

Visando ampliar, no aspecto quantitativo e qualitativo, o trabalho que já vem sendo realizado pelo Abrigo João Evangelista, decidimos pela edificação do LAR ASSISTENCIAL CASA DO CAMINHO.

A baixa escolaridade é fator dominante entre os adultos de rua. Por outro lado, apesar do Estado e do Município haverem feito grandes investimentos em educação na nossa cidade, a oferta de vagas em escolas públicas não tem acompanhado o acelerado crescimento populacional de Manaus.
Além de se mostrarem insuficientes, as escolas públicas apresentam estruturas físicas e metodológicas que não atendem às reais necessidades do mercado globalizado, o que faz com que os alunos de escolas particulares tenham melhores chances para a vida profissional, além de gerar altos índices de recuperação, repetência e evasão escolar.

Nossa preocupação com a escolaridade da população mais carente prende-se também ao fato de ser este segmento o maior exportador de excluídos para o seio da sociedade.
Por tudo isso e por constatarmos, ainda, uma grande carência de escolas no entorno do Parque das Garças, decidimos pela construção e estruturação do CENTRO EDUCACIONAL CHICO XAVIER, para oferecer ensino gratuito, dentro de modernos padrões pedagógicos, para a população de baixa renda.

É grande, em nossa cidade, o contingente de pessoas, que por não terem tido o necessário preparo profissional, está  hoje fora do mercado de trabalho, ou então, desenvolvendo atividades de subemprego.
Para dificultar ainda mais o acesso ao trabalho, principalmente no caso do primeiro emprego, as empresas estão exigindo níveis de escolaridade cada vez maiores, enriquecidos de experiência profissional.

Como alternativa, só vemos a adoção de cursos profissionalizantes que ofereçam aos jovens um preparo profissional adequado e gratuito, além do devido encaminhamento para o mercado de trabalho.
Com esses cursos, visamos recuperar o adulto de rua - através da laborterapia - bem como, atrair adolescentes em situação de risco social, como alternativa para mantê-los longe das drogas e da marginalidade.

Assim pensando, concebemos o NÚCLEO PROFISSIONALIZANTE THOMÁZ NOVELLINO que deverá oferecer preparo profissional - no amanho da terra (hortas), na arte da marcenaria, nas oficinas do lar (corte e costura), em panificação, em trabalhos manuais (artesanato e pintura), em reciclagem e industrialização de materiais, em informática, em línguas, música, e outros, que poderão ser futuramente adotados.

É na família que reside a grande maioria dos problemas apresentados na sociedade. Se buscarmos o atendimento global da família, certamente, estaremos concorrendo para a solução de seus problemas e dificuldades, reduzindo, em muito, os riscos de desagregação, a que normalmente está sujeita.
Nossa proposta é oferecer alternativas para que crianças, jovens e adultos desenvolvam suas potencialidades em ambiente adequado, com educação de qualidade e que disponham, ainda, de tratamento para seus dramas pessoais.

Assim, através de trabalhos assistenciais, cursos e atividades filantrópicas, o CENTRO ESPÍRITA EURÍPEDES BARSANULFO estará dando suporte a todo o processo educacional e re-educacional de sua clientela.
Dessa forma, as crianças receberão não somente o conhecimento formal, mas também, os meios de incorporarem às suas personalidades as qualidades do adulto, moral e psicologicamente equilibrado.

Aos adultos será oferecida a chance de progredirem na vida, de poderem buscar o seu crescimento, moral e material, assegurando, por via de conseqüência, o resgate daqueles que já tenham sido tragados pelas misérias sociais.

Objetivos Gerais

Para obter êxito em seus projetos, toda obra social deve ter bem claro seus objetivos, bem como atividades a serem desenvolvidas para esses fins.
O COMPLEXO ASSISTENCIAL E EDUCACIONAL EURÍPEDES BARSANULFO (CAEEB) tem como objetivo a recuperação social do adulto de rua, através da assistência social e da formação integral do ser humano, em suas quatro Unidades de Trabalho:

  • LAR ASSISTENCIAL CASA DO CAMINHO – deverá oferecer assistência integral a 40 (quarenta) adultos que, por circunstâncias sociais adversas, passaram a fazer das ruas o seu lar.
    O LAR deverá funcionar em regime de casa aberta e se empenhará em proporcionar a reintegração social desses excluídos, promovendo seu retorno ao lar natural, quando possível – ou, quando isso não puder ocorrer, funcionando como entidade asilar.
    Terá como princípio, proporcionar aos adultos, oriundos das ruas, as vivências próprias de um lar e de uma família, para que o espírito cristão e de convivência familiar possa, então, ser edificado nessas pessoas.

  • CENTRO EDUCACIONAL CHICO XAVIER - vai atender crianças e adolescentes de todas as faixas etárias, com ensino formal gratuito e de qualidade. Irá auxiliar o educando no desenvolvimento de sua inteligência emocional, possibilitando assim, que ao sair do CENTRO EDUCACIONAL, este saiba não só as matérias pertinentes ao currículo formal, mas que tenha desenvolvido sentimentos de filantropia e habilidades especiais para aplicação racional desses conhecimentos.
  • NÚCLEO PROFISSIONALIZANTE THOMÁZ NOVELLINO – oferecerá, ao maior número de pessoas, desde a idade de 14 anos, até a madureza, ensino profissionalizante gratuito, onde aprenderão um ofício que possibilite ter melhores chances no mercado de trabalho, ou o exercício de uma profissão que lhes assegure independência econômico-financeira.
    O Núcleo Profissionalizante deverá ser ainda, o meio de manter longe das drogas adolescentes em condições de risco social.
  • CENTRO ESPÍRITA EURÍPEDES BARSANULFO – irá funcionar como um “oásis” para todos os que estejam vinculados ao Complexo Assistencial.
    Aqui, serão desenvolvidas atividades de apoio psicoemocional para dependentes químicos e deprimidos em geral.
    Através de cursos, serão oferecidas alternativas para que crianças, jovens e adultos recebam orientação cristã, passando a incorporar valores morais indispensáveis à edificação da personalidade do homem de bem.
  • Assistência na Rua
    Assistência às Mães
    Sopa Fraterna
    Se você se sente comprometido com a sobrevivência digna daqueles que perderam o convívio familiar e acabaram nas ruas, ajude-nos a edificar este projeto de resgate social.