GTranslate




Carregando...
Livro: Os tempos são Chegados! Já não vedes os sinais?

Final os Tempos

Livro: Os tempos são Chegados! Já não vedes os sinais?

Autor: Raimundo Silvestre Pinto dos Santos

Venda: Livraria Fonte de Luz

Manaus Plaza Shopping - Subsolo

(92) 3236-7926

(92) 9188-3267 (Karen)

Mais detalhes...

Projeto Jovem Aprendiz

Projeto Jovem Aprendiz

O Projeto Jovem Aprendiz desenvolvido pelas Obras Sociais Sementeira de Luz foi criado em dezembro de 2007 e é inteiramente baseado na Lei 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto 5.598/2005.

Saiba mais...

Escola Espírita Prof. Ney Lobo

Escola Prof. Ney Lobo

Mantida pela Obra Social Sementeira de Luz, a Escola atende um total de 110 crianças, distribuídas em 6 turmas no Ensino Fundamental, do Jardim I ao 4o. ano.
Mais informações pelo telefone (92)3581-0511.

Saiba mais...

1
2
3


Nosso trabalho no interior do Amazonas


Historicamente, o homem da região amazônica tem vivido no isolamento e, o principal fator, responsável por essa situação, é a amplitude da região, que coloca seus habitantes em lugares remotos, longe dos centros urbanos, especialmente das capitais, dificultando a ação do poder público em prestar a assistência que lhe é devida, em razão das grandes distâncias e das limitações dos meios de transporte.

Para sobreviver em condições tão difíceis e precárias, ele tem-se servido da abundância da floresta, no que diz respeito a seus recursos naturais, daí ser o extrativismo sua ocupação mais comum. Mas, em razão do baixo nível de remuneração que eles oferecem, não são capazes de assegurar o atendimento de suas necessidades básicas.

Nos dias atuais, a escassez desses recursos, fruto da exploração desordenada, já vem colocando em risco a sobrevivência de boa parcela dessa população, que, em conseqüência, se vê obrigada a migrar para as sedes dos municípios em busca de trabalho e de serviços de saúde e educacionais, principalmente.

Mas, ao chegar a esse novo habitat, o homem da região passa a defrontar novos problemas e novos desafios, pois, com baixo nível de instrução e sem nenhuma ou pouca qualificação profissional, ele vai ter enorme dificuldade para encontrar trabalho e moradia digna, além de expor sua família a riscos sociais, como droga e prostituição, responsáveis pela desagregação de muitas dessas famílias.

Diante desse cenário, que é mais ou menos comum na sede de todos os municípios da região, um grupo de voluntários decidiu fundar, em 05 de junho de 2005, na cidade de Manacapuru/AM, uma instituição filantrópica que recebeu a denominação de OBRA SOCIAL CHICO XAVIER DE MANACAPURU (OSCXM), com a finalidade de oferecer serviços sociais que atendam, em parte, as carências dessa parcela da população, assegurando meios e oportunidades para que seus membros possam vislumbrar um futuro melhor.

Presentemente a AmaSol está empenhada em arrecadar recursos e mobilizar parcerias para implantar na OSCXM as seguintes atividades sociais:

  • Laboratório de Informática para Jovens
  • Ensino de Música para Crianças e Adolescentes
  • Alfabetização de Adultos
  • Cursos de Capacitação Profissional para Adultos

Futuramente, é propósito da AmaSol expandir esse trabalho para os demais municípios da região.